sábado, 15 de outubro de 2011

Discussão do Horário da Missa

Arte de Weberson Santiago



Tem uma coisa nas minhas bandas que dá o maior boró na relação do casal. É a missa no fim de semana. A dificuldade está em como encaixar o compromisso na agenda do par sem gerar insatisfação.

Isto porque o homem está proibido de dizer não para a obrigação religiosa. Dizer não é um pecado mortal para o bom andamento conjugal. Para a mulher, não ter o marido na missa é o equivalente a ter sido deixada no altar no dia do casamento a cada domingo.

A penitência será cobrada durante a semana, dividida criteriosamente de segunda a sexta.

Na segunda-feira: Querida, pode preparar um lanche pra mim?

Não, você não quis ir à missa ontem comigo.

Na terça: Você pode buscar o Marcos na escola hoje, meu bem?

Não posso, eu já levo o Marquinho na escola todos os dias. Se você não pode sair do seu conforto no fim de semana para ir à missa comigo, porque eu devo sair do trabalho para te poupar?

Na quarta, enquanto estão juntos no supermercado: ― Aquele não é o Fernandinho? Você viu como ele está bem com essa nova namorada, parece até que rejuvenesceu!

― É, ele está bem mesmo! Eu encontro com ele todos os domingos na missa, e eles sempre estão JUNTOS!

Na quinta: ― Tem fruta na geladeira. Fiz a feira hoje de manhã – ele sugere.

― Tentando compensar a sua ausência ao meu lado na missa?

Até que na sexta ele convida: ― Vamos namorar hoje, meu amor?

E ela não perde a oportunidade: Você vai à missa comigo neste fim de semana?

É claro que com toda esta campanha de evangelização, muitos homens já aceitaram a obrigação no fim de semana em nome da paz durante os dias úteis. Para estes exemplares masculinos, o problema é o dia e a hora da missa.

É aí que começa a negociação. Meu amigo Marcos gosta de ir à missa logo cedo, para ficar livre. Sua mulher, Juliana, gosta de dormir até tarde no domingo. Para escolher o horário da celebração, um dos dois acaba saindo insatisfeito.

Não tem nada que deixe um homem mais irritado do que ir à missa no domingo à noite. Explico a razão. A missa no final de tarde de domingo coincide com o horário do jogo de futebol. E se a mulher não abre mão dos cuidados com a beleza, o homem não abre mão de seu jogo semanal. Pode ser que o time esteja dependurado da tabela e escorregando para o rebaixamento, mas ele é fiel ao time. Pode ser o campeonato europeu ou a terceira divisão. Não é o jogo em si, é não ter obrigação nas últimas horas de folga na véspera da temida segunda-feira.

Dependendo das consequências da negativa ele até aceita deixar o futebol em nome da paz no amor. E quando ele está sentado no banco, planejando tirar a roupa social assim que pisar em casa, o Padre começa a celebração:

― Na missa de hoje comemoraremos as Bodas de Ouro do Sr. Joaquim e da Dona Esmeralda e teremos o Batizado da Maria Carolina.

 UM CAFÉ E A CONTA!
| Quem sai depois da comunhão chega antes em casa, mas não recebe a benção final.


Publicado no Jornal Democratacoluna Crônicas de Padaria

Publicado na capa do Caderno Cultura, 15/10/2011, Edição Nº 1169.

Nenhum comentário: