sábado, 19 de novembro de 2011

Eu Adoro o Pessimista

Arte de Weberson Santiago



O otimismo é uma atitude que tem semblante de esperança. Que não muda a expressão da face quando está de cara com as dificuldades da realização. Se basta pela iniciativa secreta e não se alimenta somente de resultados concretos.

O pessimismo é um ato que subverte a ordem das coisas. Prevê a falência antes da tentativa. Morre antes de ter nascido. Tem como primeiro passo a desistência, e leva consigo qualquer possibilidade de um final com satisfação.

Existe uma metáfora que, de tão repetida, desconheço o autor. Ela afirma que se mostrarmos um copo com água até a metade descobriremos se estamos diante de um pessimista ou de um otimista. O pessimista dirá que o copo está meio vazio. O otimista dirá que ele está meio cheio.

Eu não acredito neste teste. Não sou capaz de dizer que alguém é otimista ou pessimista pelo foco na visão do cheio ou do vazio de um copo. Afinal, ambos tem razão. Há uma metade que está cheia e há uma metade que está vazia. O que determina o otimista e o pessimista é o comportamento, a atitude, a ação. Explico: para rotular alguém de otimista ou pessimista precisamos ver como este alguém reage à metade de água que está no copo.

O otimista completa o copo com três pedras de gelo e uma dose de suco concentrado. O otimista é o que, quando não tem suco concentrado, toma um gole da água e rega a planta ao lado com o restante. Já o pessimista fica se perguntando porque o fulano deixou de tomar toda a água do copo, e joga a água fora. É como diz a frase atribuída a Winston Churchil: o pessimista vê a dificuldade em cada oportunidade, enquanto o otimista vê uma oportunidade em cada dificuldade.

Eu considero o pessimista a minha oportunidade. Ao contrário do que diz a maioria das pessoas, eu não tenho vontade de me afastar de um pessimista. Aliás, se você observar, verá que um pessimista nunca sofre de solidão. Está sempre rodeado, mas de quem gosta de competição. Ganha a disputa quem se deu mal em maior intesidade ou quem perdeu mais em determinada situação.

Eu me sinto desafiado a fazer o pessimista ultrapassar o dilema. Encaro como desafio desempacar aquele que não tem motivo para esperar. Escolho estar ao seu lado mesmo quando o pessimista tenta me convencer a desistir. Eu gosto de ser desacreditado. Ser alvo de desconfiança é o combustível para a minha criatividade. Tachado como tendo menos competência do que o necessário, imediatamente me sinto incentivado a fazer. Mesmo que não seja meu melhor resultado, nenhum pessimista consegue sustentar sua crítica àquele que teve a boa vontade da tentativa.

Tendo me aproximado, descobri que existem alguns tipos de pessimista.

Existe o pessimista de carteirinha que considera que seu título de sócio o faz ser dono da quarta vogal. Quando algúem chega e apresenta um problema ele logo diz “Ih!” (com duração de três segundos e timbre de voz mais agudo). O “Ih!” pode significar “lá vem você de novo”, “eu não quero saber o que você tem pra falar, muito menos resolver isso” ou “eu já vi este filme antes e não gosto de reprise”. Se a vida fosse só novidade, nunca poderíamos testar se melhoramos nosso desempenho nas ocasiões que se repetem.

Outro grupo é o que eu chamo de pessimista Mãe Dinah ou pessimista vidente. Sim, ele prevê o futuro. E o futuro é sempre uma catástrofe. A frase típica deste pessimista é “as coisas estão calmas demais, eu sinto que algo ruim está para acontecer”. Este pessimista é aquele que tem medo de se sentir bem, se culpa por curtir cinco minutos de descontração ou por relaxar um pouco. Seu modo de pensar é resultado das vezes em que se descontraiu e o problema aconteceu, como se uma coisa fosse consequência da outra.

Ainda dentro deste último grupo, existe um subgrupo de pessimistas que eu batizei de pessimista vidente indicador. Além de prever a falência, quando ela se torna uma realidade, é o primeiro a dizer “eu avisei que não ia dar certo”. O pessimista vidente indicador não se contenta em prever o problema, precisa apontar o dedo para um culpado. Perde tempo procurando alguém como responsável quando poderia estar envolvido com o evitar que o problema ocorresse novamente.

Está vendo como o pessimista de perto é bem divertido? Vai dizer que você era pessimista com o pessimismo?

 UM CAFÉ E A CONTA!
| Otimismo é dar bom-dia as plantas e aos animais. Pessimismo é ignorar o bom-dia de um ser-humano.


Publicado no Jornal Democratacoluna Crônicas de Padaria

Publicado na capa do Caderno Cultura, 19/11/2011, Edição Nº 1174.



Um comentário:

Anônimo disse...

o otimismo tem como a característica a esperança,mesmo quando a esperança é irrealista,é o caso da mulher que o marido dela é um bêbado e mesmo o marido dela não querendo mudar,ela tem a esperança que ele vai mudar

o pessimismo prevê a falência antes da tentativa e por isso o pessimista se prepara ao máximo para evitar a falência,o pessimista desiste quando vê que algo não é viável ao invés de ficar com a esperança tola de que tudo vai dar certo

falar que o copo de água está meio vazio ou está meio cheio não muda em nada o estado da água no copo e nem te faz mais feliz