sábado, 24 de setembro de 2011

Perdas e Ganhos


Arte de Weberson Santiago



Eu falo e perco a oportunidade de ficar quieto. Sou notado e perco a chance de passar batido. Quando eu ganho um dilema, eu perco a paz.

Eu ganho uma crônica quando perco uma folha em branco. Perco a linha para descobrir outros caminhos que me levam até o mesmo lugar. Coloco um ponto para ganhar um fim.

Eu uso uma interrogação para perder a dúvida. Boto uma vírgula para ganhar um folego. Perco as reticências para ganhar uma exclamação.

Eu perco a memória para ganhar um esquecimento. Guardo uma foto para não perder a lembrança. Armazeno um fato para preencher uma lacuna.

Resgato uma invenção para deixar o tédio. Perco um tempo para receber um sorriso. Faço uma careta para abafar o aborrecimento.

Quem ganha muito dinheiro perde a medida. Quem perde muito dinheiro ganha a culpa. Quem vive para ganhar não tem tempo para gastar. 

Eu perco a pontaria para acertar em outro alvo. Deixo o medo para manter minha coragem a salvo.  Perco o fôlego para ganhar uma emoção. Perco o foco para conquistar a imaginação.

Quem perde o chão pode cair no inferno. Quem tira o pé do chão pode voar no céu. Quem perde a realidade ganha loucura.

Eu perco a verdade para omitir um sentimento. Ganho uma mentira para eliminar a desconfiança. Abandono a sinceridade para ganhar aceitação.

Quem ganha um amor perde o medo do presente. Quem perde os ciúmes ganha a incerteza do futuro.  Quem perde um amor ganha a solidão.

Eu perco a pose para ganhar conforto. Perco a calma para ganhar a irritação. Perco a credibilidade para ganhar a descrença.

Quem perde o trabalho ganha o desemprego. Quem ganha um emprego perde o sossego. Quem perde a motivação ganha o desinteresse. Quem perde a preguiça ganha a produtividade.

Eu perco o apetite para ganhar a insatisfação. Perco a fome para omitir um não. Quando a fome ganha, eu perco a forma. Quando eu perco o controle, eu ganho peso.

Quem ganha um problema perde o sono. Quem perde a hora ganha o atraso. Quem perde a noite ganha a fadiga no dia seguinte.

Um casal ganha um filho para perder a liberdade. Um casal perde a liberdade para ganhar uma família. Um filho ganha um pai para perder o abandono. Um filho ganha uma mãe para aprender o que é colo.

Uma mãe perde um filho para ganhar um anjo. Um filho perde um pai para ganhar mais responsabilidade. 
Um filho perde uma mãe para ganhar uma santa que interceda nas suas orações.

Quem perde a vida ganha uma existência além da morte. Quem escapa da morte ganha uma segunda vida. 
Quem ganha uma vida ou perde com a morte quer entender o significado.

Só querer ganhar é perder o juízo. Só enxergar o que se perde é o mesmo que não ter sentido. Eu me perco para me reencontrar. Eu ganho de mim mesmo para me superar.

UM CAFÉ E A CONTA!
| Toda perda é o avesso de um ganho. Todo ganho é o verso de uma perda.


Publicado no Jornal Democratacoluna Crônicas de Padaria

Publicado no Caderno Cultura, p. 3, 24/09/2011, Edição Nº 1166.




Nenhum comentário: