segunda-feira, 4 de maio de 2009

Competição de Natação

Aquecimento

Bagunça ordenada às sete da manhã, hora de preparar o corpo para a etapa de provas. As pessoas procurando um lugar pra se acomodar e viver as emoções da competição. O sol chega para aquecer o frio deixado pela madrugada. A piscina de vinte e cinco metros preparada, uma estrutura montada para receber atletas, técnicos, clubes, familiares, imprensa e espectadores. Orgulho em ver essa reunião de pessoas nesta casa.

Primeira Etapa

As provas começam. Os quatrocentos metros estilo livre exigem dos fundistas a dosagem correta de velocidade e energia durante os mais de quatro minutos de prova. A estratégia deve estar clara para os nadadores fazerem uma boa prova. Os cem metros estilo borboleta são característicos pelas braçadas simultâneas de grande dificuldade. Trata-se do único estilo que concilia duas pernadas para uma braçada, fazendo qualquer erro gerar um efeito em cadeia nos movimentos subseqüentes. Um pouco de trabalho em equipe na natação aparece no revezamento quatro por cinqüenta metros medley, nesta etapa para os petizes.

Cerimônia de Abertura e Desfile das Delegações

Interessante notar que a abertura do evento ocorre antes da segunda etapa, juntamente com a apresentação das oito equipes regionais. Trezentos atletas. Momento de admirá-los fora de seu ambiente natural: a água. Alguns homenageados e chega a hora de competir.

Segunda Etapa

Tradicional, os cem metros nado livre é uma prova rápida e emocionante. Enquanto as cabeças submergem e emergem nos cem metros estilo peito, algumas nuvens começam a se formar, resultantes da bela manhã de sol. O tempo fecha; chuvisca; chove forte. Tudo pára por vinte minutos, todos procuram um abrigo à espera da chuva diminuir. As provas são retomadas enquanto ainda chuviscava. A chuva pára e deixa o frio e a umidade. Mais uma prova de revezamento medley, agora para os infantis, e o primeiro dia de competição termina.

Terceira Etapa

Por volta de duas horas da manhã começa a chover novamente e às seis horas é possível perceber que a chuva não dará trégua. Para o atleta, mais uma variável que pode interferir no desempenho em competição. Manter o corpo aquecido. Brigar com a água da piscina enfrentando a água da chuva. Durante os cem metros nado costas, a rotação alternada de braços em sentido inverso se destaca. A prova mais curta da competição é os cinqüenta metros nado livre, disputa forte de velocidade. Nos duzentos metros nado medley, talvez se dê melhor o atleta mais completo. Espera-se que o bom desempenho nos estilos nos quais o atleta é especialista o dê vantagem de tempo para nadar os demais estilos. Um bom desafio para o atleta do medley é desenvolver habilidades essenciais em cada um dos quatro estilos. O revezamento medley para os atletas juvenis é a última prova. Fim das provas. Dever cumprido.

Premiação das Regiões e de Índices Técnicos

Embora seja um esporte individual, a natação torna-se coletiva quando as provas individuais somam pontos para as equipes de cada região, que são premiadas ao final. Os atletas que demonstraram habilidades mais excepcionais são reconhecidos por seus índices técnicos.

Fechamento

Todos encararam seus limites. Os dados de tempo são soberanos neste esporte. Ainda resta a tarde do sábado para comemorar os progressos e o domingo para o descanso merecido. Os limites e falhas evidenciados começam a ser trabalhados na segunda-feira. Competição importante em vista no calendário.

Vida de atleta! Trabalho de equipe técnica! Competição de Natação.

A.A.N.

02 de Maio de 2009.

-oOo-

Crônica sobre o XVI Troféu Kim Mollo – Campeonato Inter-Regional de Natação, realizado dias 1 e 2 de Maio de 2009, na Associação Esportiva Mocoquense (Mococa/SP), cuja equipe sou psicólogo.

Nenhum comentário: