segunda-feira, 30 de março de 2009

Samba de Morro


Moro no bairro do morro azul, mas de morro ele não tem nada. Está longe de ser como a Mangueira ou qualquer outro que seja berço de sambistas como Cartola, Carlos Cachaça, Geraldo Pereira, entre outros. Mesmo assim, é o samba saído desses morros que embalam bons momentos que eu passo aqui no Morro Azul.
É por tratar de temas cotidianos e traduzir os mais diversos sentimentos em palavras de forma poética, que gosto do samba.  Pode ir da melancolia ao deslumbramento, passando pela tristeza, nostalgia, cegueira, alegria, pelo saudosismo, êxtase, fascínio, ilusão, e por aí vai. Uma injustiça ter sido ignorado por quase duas décadas.

O samba não só descreve a vida, é um estilo de vida. Como escreveu Wilson das Neves com Paulo César Pinheiro:
O samba é meu dom
Aprendi bater samba ao compasso do meu coração
De quadra, de enredo, de roda, na palma da mão
De breque, de partido alto e o samba canção
O samba é meu dom
Aprendi dançar samba vendo um samba de pé no chão
No Império Serrano a escola da minha paixão
No terreiro, na rua, no bar, gafieira e salão
O samba é meu dom
Aprendi cantar samba com quem dele fez profissão
Mario Reis, Vassourinha, Ataulfo, Ismael, Jamelão
Com Roberto Silva, Sinhô, Donga, Ciro e João (...)
O samba é meu dom
É no samba que eu vivo
Do samba é que eu ganho meu pão
E é no samba que eu quero morrer
De baqueta na mão
Pois quem é de samba
Meu nome não esquece mais não

Essa eu mando pro Joaquim, que me disse apaixonado e com medo de viver essa paixão, como bem descrevem Silas de Oliveira e Joaquim Ilarindo em Meu Drama:
Sinto, abalada minha calma
E embriagada minh’alma
Efeito da tua sedução
Oh! Minha romântica senhora tentação
Não deixes que eu venha sucumbir
Neste vendaval de paixão
Jamais pensei em minha vida
Sentir tamanha emoção
Será que o amor por ironia
Deu-me a fantasia
Vestida de obsessão
A ti confesso que me apaixonei
Será uma maldição?
Não sei...
À Paola, que não teve o receio descrito pela letra acima e acabou com o discurso da música Tendência, de autoria de Dona Ivone Lara:
Você entrou em minha vida
Usou e abusou, fez o que quis
E agora de desespera, dizendo que é infeliz
Não foi surpresa pra mim, você começou pelo fim
Não me comove o pranto de quem é ruim, e assim
Quem sabe essa mágoa passando
Você venha se redimir
Dos erros que tanto insistiu por prazer
Pra vingar-se de mim
Diz que é carente de amor
Então você tem que mudar
Se precisar, pode me procurar
Não, pra que lamentar
Se o que aconteceu era de esperar
Se eu lhe dei a mão foi por me enganar
Foi por entender que o amor não pode haver
Sem compreensão, a desunião tende a aparece
E aí está o que aconteceu
Você destruiu o que era seu!

Uma estrofe para os amantes sofredores, ou melhor, para aqueles que viram uma ex-amante nos braços de outro alguém. O título é “Nervos de Aço”, de Paulinho da Viola:
Você sabe o que é ter um amor, meu senhor
Ter loucura por uma mulher
E depois encontrar esse amor, meu senhor
Ao lado de um tipo qualquer
Você sabe o que é ter um amor, meu senhor
E por ele quase morrer
E depois encontrá-lo em um braço
Que nem um pedaço do meu pode ser

Outro dia escrevia no computador e ouvia um samba na voz de Fabiana Cozza quando o Reinaldo, que estava pintando a janela de casa comentou: “Eita música boa pra trabalhar!”. “Se é!”, respondi. O samba agrada.
Para terminar, faço minhas as palavras de Paulinho da Viola na música Eu Canto Samba:
Eu canto samba
Por que só assim eu me sinto contente
Eu vou ao samba
Porque longe dele eu não posso viver
Com ele de fato eu tenho uma velha intimidade
Se fico sozinho ele vem me socorrer
Há muito tempo eu escuto esse papo furado
Dizendo que o samba acabou
Só se for quando o dia clareou

Salve o samba! Samba de Morro, Samba de Breque, Samba Batido, Samba Corrido, Samba Enredo, Samba de Partido Alto, Samba de Roda, Samba de Terreiro, Samba Canção, Samba Choro!

A.A.N.
Março/2009

-oOo-

Recomendo O Samba é Meu Dom na voz do próprio Wilson das Neves, Meu Drama cantado pela Banda Casuarina, Tendência na voz de Fabiana Cozza, e Nervos de Aço e Eu canto Samba na versão acústica do Paulinho da Viola.

Este texto é dedicado ao amigo Renato Rotta, que há tempos me apresenta bons sambas. Ele assina um blog pra quem quer conhecer mais do samba e se interar dos shows que acontecem. Freqüentador assíduo, avalia as casas que conhece e relata os shows que assiste. www.sambacidade.blogspot.com

Nenhum comentário: