terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Exposição ÁRVORE DA VIDA

Exposição ÁRVORE DA VIDA

Augusto Amato Neto

Se em minhas crônicas observo os comportamentos humanos, em minhas pinturas o olhar se volta para a natureza. São os detalhes mais elementares das plantas e árvores que são representados pelas formas, cores e texturas que compõem os trabalhos. Não se trata de uma busca pelo desenho idêntico à realidade, ao contrário, o viés representativo das características das árvores, folhas, arbustos, troncos, vasos e frutos é o que busco nestas produções elaboradas no período de 2006 a 2010.

Cores fortes e vibrantes se contrastam com tons mais leves e claros, demonstrando o equilíbrio visual que a natureza proporciona à nossa percepção. As diferentes texturas utilizadas aguçam o tato do observador, para ilustrar que qualquer forma de vida não é plana e sim cheia de relevos e contrastes. A divisão da tela em formas geométricas, cada uma contendo um detalhe diferente, remetem a visão das partes que compõem o todo, como são nossos comportamentos para o que somos enquanto indivíduos.

O tema central do conjunto de obras são as ÁRVORES. Para a Psicologia o desenho da árvore simboliza a figura humana e é neste ponto de intersecção que o psicólogo se faz pintor, ainda que autodidata, demonstrando que as habilidades devem ser naturalmente desenvolvidas e que o resultado é sempre decorrente de um atrevimento acompanhado de reflexão. Reflexão esta que conclui que a felicidade pode estar em perceber o simples que, muitas vezes, passa despercebido.


Nenhum comentário: