sábado, 6 de fevereiro de 2016

Exercício na Dose Certa

Arte de Weberson Santiago



Faz alguns anos que eu pratico natação por três vezes na semana. O horário que eu encontrei para encaixar o compromisso foi às seis da manhã. Um horário em que a maioria das pessoas tem disponível para praticar uma atividade física é antes de entrar no trabalho.
Vira e mexe aparece um novo praticante na piscina. Não é uma aula de natação, e sim um horário em que a piscina está disponível para quem quiser treinar. Naturalmente, enquanto damos os curtos intervalos entre as idas e vindas, aproveitamos para puxar conversa entre os nadadores.
Durante esta prática, assisti uma coisa acontecendo com diversas pessoas. Elas chegam extremamente empolgadas para começar a nadar. Ir e voltar, ou seja, nadar cinquenta metros, é algo exaustivo para o iniciante. A empolgação faz com que o iniciante empregue todo o seu vigor, como se estivesse brigando ou batendo na água.
Quando converso com este iniciante, percebo que a pessoa que está sedentária e quer retomar a atividade física. Só que não pensa em uma frequência e quantidade que realmente pode encaixar na sua rotina sem prejudicar outros compromissos.
Vou citar um exemplo. Teve um cara me contou que teve um filho há seis meses e que parou de praticar atividade física há alguns anos, mas que pretendia nadar e fazer academia todos os dias. Não precisou de vinte e cinco metros para eu pensar que seria difícil, com um bebê recém-nascido em casa e trabalhando de segunda a sexta, manter essa frequência. Na primeira semana ele foi todos os dias até no sábado. E nunca mais apareceu.
Percebo também que muitos ignoram que o corpo precisa de começar devagar para possa se adaptar gradativamente ao aumento da carga de exercício. Além do cansaço excessivo, aumenta-se muito o risco de lesão. Apesar da natação não ter impacto, as pessoas fazem muito isso com o retorno à academia, sem ter a dimensão do risco que correm.
De que adianta nadar três mil metros durante quinze dias e depois ficar seis meses sem fazer exercício nenhum?
Eu prefiro me manter nos mil metros e nadar três vezes por semana durante o ano todo, inclusive no inverno. Não, eu não sou insensível ao frio. Tenho o privilégio de ter uma piscina aquecida e coberta no clube. E mesmo que no frio dê uma enorme preguiça de ir, me obrigo. Só tem uma exceção que me faz ficar dormindo: quando estou excessivamente cansado. Aí o exercício não me fará bem, pois atuará como um estressor. Nesta condição, me permito faltar.
É preciso respeitar nossos próprios limites. Qualquer pessoa é capaz de perceber os sinais que o seu próprio corpo dá, desde que esteja interessado e disponível a se auto-observar. Nessas conversas de beirada de piscina, algumas vezes ouvi que nado devagar e que nado pouco. Na verdade, eu aprendi a dosar a quantidade e a velocidade errando.
Uma vez acordei empolgado e nadei dois mil metros. O dia foi cheio de compromissos de trabalho e a noite fui dar aula na faculdade. Os alunos de minha supervisão estranharam a bateria rebaixada. Perceberam que eu estava cansado e me disseram. Foi quando eu percebi que havia exagerado na natação.
Quando for começar ou retomar a prática de atividade física, comece devagar e escolha uma frequência que você é capaz de cumprir. Valorize os pequenos progressos e respeite os seus limites. Cada pessoa tem um tempo de aprendizagem e um bom educador físico sabe respeitar este limite.
UM CAFÉ E A CONTA!
| Exagerar na dose é a maneira mais rápida de produzir a desistência.

Publicado no Jornal Democrata, coluna Crônicas de Padaria, capa do caderno Dois, 06/02/2016, Edição Nº 1393.

Nenhum comentário: